Maria José Carvalho Vianna (1924-2005), também conhecida como Mariju, nasceu em 03 de setembro de 1924 em Martinho Campos – MG. Cursou Letras Clássicas e Didática na Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, atual UFMG. Em Belo Horizonte, foi aluna de Guignard na escola de Belas Artes e conviveu com diversos escritores como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Helio Pellegrino e Paulo Mendes Campos nas rodas literárias.

Foi professora de literatura, português, latim e grego em diversas instituições do país, tendo ministrado a disciplina de Língua e Literatura Grega na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, o curso de português na Escola Técnica de Belo Horizonte, Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí e Instituto de Educação Conselheiro Rodrigues Alves em Guaratinguetá, bem como os cursos de Língua Latina no Colégio Marconi, em Belo Horizonte e na Faculdade de Filosofia e Letras Eugênio Pacelli, em Pouso Alegre.
Ao longo de sua carreira, atuou também como regente de classe especial do Ministério da Saúde e como psicóloga do Instituto de Psico-Pedagogia em Belo Horizonte. Graduou-se em Direito em No mesmo ano, foi nomeada Juíza Classista Substituta da Junta do Trabalho de Pouso Alegre, onde permaneceu por 4 anos.

Ocupou a cadeira número 34 da Academia de Letras, Ciências e Artes – ALCA de Santa Rita do Sapucaí, tendo como patrono Franklin Magalhães. Colaborou com o jornal O Correio, na mesma cidade, entre 1985 e 1994, onde publicou contos, crônicas e pesquisas sobre documentos e fatos históricos da cidade.
Faleceu em 18 de novembro de 2005.